Com a presença do Ministro do Empreendedorismo e das Micro e Pequenas Empresa , Márcio França e do Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, foi aberto na manhã desta quarta-feira (06) o 1º Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae 2024. O evento reúne mais de 70 Diretores Executivos dos 27 SEBRAEs do Brasil até amanhã (07) em Brasília para alinhar ações e estratégias em todo o país.
Neste 1º dia do Encontro os dirigentes participam de painéis com representantes do IBGE, Ministério da Fazenda e Finep, além de palestras sobre a COP 30. Segundo presidente da Abase, Anacleto Ortigara, o momento é importante para se tratar de questões fundamentais como o questionário do Tribunal de Contas da União (TCU) e a repactuação de metas para 2024, além de crédito para os pequenos negócios e, também, apoio aqueles que contrataram empréstimos e estão com dificuldades para quitá-los.
O Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, classificou o encontro como uma boa oportunidade para uma aproximação maior com os SEBRAEs do Brasil. “É um momento para que os estados tragam suas dificuldades e indiquem aquilo que precisamos melhorar,” ponderou.
O Ministro Márcio França lembrou que o Sebrae é referência no país e, acima de tudo, marca consolidada. “Temos que aproveitar essa capilaridade e fazer com que o Sebrae, a partir da reforma tributária, possa orientar em amplitude os pequenos negócios,” comentou.
Na avaliação do vice-presidente da Abase, Vinicius Lages é o momento também de olhar para os desafios do país – a redução taxa de juros e do desemprego, crescimento e saldo exportador. “Precisamos olhar para o futuro e consolidar nossas ações de apoio aos pequenos negócios,” ponderou.
O diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, alertou que a mensuração de efetividade proposta pelo TCU altera o modelo de negócios do Sebrae e coloca em risco a própria essência das ações e serviços oferecidos atualmente para os pequenos negócios em todo o país.