A eleição aconteceu durante reunião em Florianópolis/SC, na tarde desta segunda-feira (08/05) e contou com as presenças dos diretores(as) e conselheiros (as). A chapa única eleita por aclamação tem como Presidente o diretor de administração e finanças do Sebrae Santa Catarina, Anacleto Ortigara em substituição a Cláudio Mendonça, presidente do Sebrae de Mato Grosso do Sul.
Segundo Ortigara, fazer a defesa dos interesses da Abase “significa comungar plenamente com aquilo que é razão da existência da instituição. Todas as conquistas até agora alcançadas não podem recuar um passo e são condição inalienável de continuidade.”
O Presidente eleito da Abase lembrou também que não haverá espaços que não estejam alinhados com os propósitos da instituição. E priorizou a necessidade do trabalho coletivo. “Com uma equipe valiosa como a que conseguimos montar na Diretoria tenho certeza que avançaremos muito mais,” comentou.
Já Cláudio Mendonça, cujo mandato se encerra no próximo dia 31, apresentou durante a reunião um material impresso elencando todo o trabalho executado, junto com conselheiros e diretores, nos últimos 4 anos. Entre elas, destacou o movimento contra a medida provisória 907/2019 que pretendia transferir orçamentos de todos os Sebrae´s do país para a Embratur e uma forte atuação no Congresso Nacional para estabelecer conexões e atrair aliados no campo político para a defesa do Sistema Sebrae, mantiveram a Abase no centro das discussões prioritárias.
Cláudio Mendonça destacou também a nova distribuição da CSN (Contribuição Social Nacional), bem como o aumento do limite orçamentário para publicidade, propaganda e marketing. “No conjunto, somando-se às outras ações, avançamos em pautas estratégicas para todos, gerando um efeito multiplicador de apoio ao segmento das micro e pequenas empresas do país. Nos dedicamos a construir e ampliar as pontes com o Sebrae Nacional, mas também empenhamos nossos esforços para outros cenários, estabelecendo uma relação produtiva no atendimento às principais demandas de cada Estado e do Distrito Federal,” pontuou.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, enalteceu a eleição do professor Anacleto Ortigara para a presidência da Abase e ressaltou que, juntos, poderão atuar em defesa do Sistema Sebrae e em apoio aos micro e pequenos empreendedores de todo o país. “A Abase, com toda sua capilaridade, é o que mais precisamos nesse momento,” definiu.
Acompanhe a síntese da carreira do Presidente eleito da Abase, Anacleto Angelo Ortigara que é Diretor de Administração e Finanças Sebrae/SC:
Graduado em Administração pela Fundação do Ensino do Desenvolvimento do Oeste, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Pós Graduado em Gestão de Pessoas pela FURB.
Antes de assumir a Diretoria de Administração e Finanças do SEBRAE/SC, foi Diretor Técnico da instituição por 15 anos. Professor e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina, tem experiência nas áreas de Administração e Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, desenvolvimento organizacional e inteligência competitiva.
A solenidade de posse vai acontecer no dia 21 de junhoq2023 em Brasília.
Confira a nova Diretoria da Abase , gestão 2023 – 2025:
Presidente: Anacleto Ângelo Ortigara (DAF – SC)
Vice-Presidente: Vinicius Nobre Lages (DISUP – AL)
Diretor-Financeiro: Jarbas Luis Meurer (DAF – TO)
Diretora-Técnica: Rosemary Soares Antunes Rainha (DISUP – DF)
Diretor de Relações Institucionais: Rubens da Costa Magno Júnior (DISUP – PA)
O Conselho Fiscal ficou com a seguinte composição :
Almir Morais Sá (DAF – RR)
Júlio Cezar Rezende de Freitas (DAF – RJ)
Marden Márcio Magalhães (D.OPE – MG)
Alessandro Crispim Macedo ((DITEC – RO)
Lélia Rocha Abadio Brun (DISUP – MT)
Júlio César de Carvalho Lima Filho (DISUP – PI)
Os Vice-Presidentes das Abases Regionais também já estão definidos:
Região Norte:
Titular: Clébio Billany De Mattos (DISUP – RO)
Suplente: Lamisse Said Da Silva Cavalcanti DITEC – AM.
Região Nordeste:
Titular: Luiz Alberto Gonçalves de Amorim (DISUP – PB)
Suplente: Delano Rodrigues Rocha (DITEC – PI)
Região Centro-Oeste:
Titular: João Carlos Gouvea (D. Tec. Gestão – GO)
Suplente: Roberto Henrique Dahmer
Região Sudeste:
Titular: Pedro Gilson Rigo (DISUP – ES)
Suplente: Marco Antonio Scarasati Vinholi (DITEC – SP)
Região Sul:
Titular: André Vanoni De Godoy (DISUP – RS)
Suplente: José Gava Neto (DAF – PR)