Abase Nordeste realizou na manhã desta quinta-feira (18) reunião ordinária no município de Bananeiras, no estado da Paraíba, conduzida pelo vice-presidente desta Regional, Luiz Alberto Gonçalves de Amorim, dir. superintendente do Sebrae/PB.
Serão 2 dias de encontro, com as presenças dos dirigentes dos 9 SEBRAEs do Nordeste em uma programação que inclui, além da pauta executiva, visitas técnicas, como por exemplo, ao Lajedo Preto e, amanhã (19), ao Brejo Paraibano nos municípios de Serraria, Pilões e Areia, destacando o turismo local.
A pauta executiva da reunião foi aberta com a exposição do vice-presidente da Abase e dir. superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages e do dir. técnico do Sebrae/CE, Alci Porto Gurgel, que abordaram o tema Tendências do PA 2025, Desenvolvimento Territorial x Regras TCU e UGE.
Também foram apresentados os projetos estruturantes na região, como o Startup Nordeste/Sociedade de Crédito e Participação (SCP), feita pelo dir. técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick e a parceria com Banco do Nordeste no âmbito do Programa Acredita.
O vice-presidente da Abase Nordeste, Luiz Alberto Amorim, fez uma abordagem institucional sobre os Processos de Cooperação em andamento na região, como a Universidade de Valencia, (Espanha), a nova School of Business and Economics (Lisboa), a Trilha Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Sustentável, além da proposta para análise do Cidados do Nordeste, todos estes apresentados por gerentes do Sebrae/PB. Ainda nesta etapa da reunião, o dir. superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, apresentou o projeto sobre Economia Criativa.
A secretária de turismo de Bananeiras, Karina Leon e o presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena, fizeram uma exposição sobre o tena Turismo de Experiencia, impulsionando o Desenvolvimento Sustentável do Território do Brejo Paraibano.
Participaram também da reunião os dir. superintendentes Albertino Filho (MA), Zeca Melo(RN), Murilo Guerra e os dirigentes Reginaldo Lobo (CE), Maria Josiana Ferreira (PE), João Hélio Cavalcanti (RN), Keylle Lima (AL), Lucélio Cartaxo e João da Franca Neto (PB), além de técnicos e gerentes dos SEBRAEs da região e do Nacional.